Mais uma vez o Batucagê foi sucesso, com muita gente bonita, muita alegria, axé, capoeira angola, afoxé. Agradecimentos especiais aos grupos Meninos de Angola (Goiás) comando pelo Mestre Chuluca, Meninos de Angola (Firenze), sob o comando do Vitim, Só Angola (Mestre Vermelho), Calunga (Mestre Guaraná), FICA-GO, Mestre Luizinho (Afoxé Omó Odé). Aos amigos, amigas, companheiros, todos que prestigiaram o nosso Batucagê na Serrinha!
quarta-feira, 23 de julho de 2014
segunda-feira, 21 de julho de 2014
HISTÓRICO DO MESTRE GOYANO
Durval José Martins, “Mestre
Goyano”,nasceu em Niquelândia-Go,cidade do norte goiano, a 06 de janeiro de
1961,chegou em Goiânia no inicio de 1970 onde reside até a atualidade tendo
suas atividades profissionais direcionadas para a educação, resgate e promoção
cultura afro descendente.No início dos anos 80 mudou-se para São Paulo para
treinar e se aperfeiçoar tornando se discípulo de Reinaldo Ramos Suassuna, “o
Mestre Suassuna”. Em 1986, já formado em Capoeira, retorna a Goiânia e funda o
grupo de Capoeira Barravento dando aulas em academias da capital.Em 1995,inicia
sua vocação para o trabalho sócio educativo e comunitário realizando uma parceria com a associação pró
melhoramento do setor universitário e a escola de samba flora do vale
oferecendo aulas de Capoeira para um grupo de crianças moradoras da comunidade
do setor vila Morais e Universitário.Nesta mesma época, filia-se ao Movimento
Negro unificado iniciando sua militância na luta pelos direitos da
negritude.Neste espaço realizou diversos eventos relacionados com a cultura negra como encontro de Capoeiristas
palestras e oficinas sobre as questões raciais.Daí em diante dedicou-se cada
vez mais ao estudo das tradições das culturas de matriz africana no Brasil.
Neste período, torna-se Alabê
de Yemanja (músico tocador de Atabaque) no Ilê Axé Iba ibomim, iniciando também
sua trajetória de educador trabalhando como educador social junto aos
meninos/meninas em situação de rua atendidos pela Sociedade Cidadão 2000 da
prefeitura de Goiânia.
Em 2005 leva as atividades do
Grupo Barravento para o setor Serrinha e Parque Amazônia, comunidade que ajudou
fundar e onde reside sua família, iniciando uma nova etapa de trabalho. Numa
parceria com a associação de moradores ocupou uma das salas do NAC- Núcleo De
Apoio a Comunidade. Neste espaço continuou com sua escola de formação de
capoeiristas angoleiros, criou o grupo de Samba de Roda da Serrinha e o evento
Batucagê na Serrinha, encontro que reúne os vários atores culturais: capoeiristas,
dançarinos, percussionistas, simpatizantes e ativistas do movimento negro.
Como arte educador e mestre
de Capoeira Angola participou de diversos projetos sociais: Projeto
Finsociarte(Fundação Jaime Câmara),Arte, circo e cidadania(Circo Laheto) Belcar
arte(Belcar automóveis),oficina de Capoeira na escola(Secretaria Estadual de
Educação-Go),Mais educação(MEC) além de
palestras e oficinas e apresentações em escolas, faculdades e espaços públicos
e privados.
Formado em Educação
Física pela Falbe-Faculdade Albert Ainsten-Df, atualmente é professor
contratado responsável pelas aulas de educação física e coordenador das
Oficinas de Arte e cultura do Colégio Estadual Profª Vandy de Castro Caneiro.
HISTÓRICO DO GRUPO BARRAVENTO
GRUPO
DE CAPOEIRA ANGOLA BARRAVENTO
BREVE
HISTÓRICO
O GRUPO É UMA ENTIDADE
CIVIL DE CARÁTER CULTURAL, SEM FINS LUCRATIVOS, TENDO INICIADO SUAS ATIVIDADES
EM 16 DE MARÇO DE 1986 PELO MESTRE GOYANO E ALGUNS ALUNOS EM UM ANTIGO SALÃO,
ONDE FUNCIONAVA A BOATE CAVERNAS, PRÓXIMA A PRAÇA DO RATINHO NO SETOR SUL. TORNOU-SE OFICIAL EM 17 DE JANEIRO DE 1988 EM
ASSEMBLÉIA GERAL REALIZADA POR ALUNOS, SIMPATIZANTE E UM MESTRE DE CAPOEIRA COM
O OBJETIVO DO ENSINO, PRÁTICA, PESQUISA, RESGATE, PROMOÇÃO E PRESERVAÇÃO DA
CAPOEIRA E É ABERTO A TODAS AS PESSOAS CREDOS E RAÇAS.
SURGIU PELA NESCESSIDADE E
O SONHO DO MESTRE GOYANO, RECEM FORMADO PELO MESTRE SUASSUNA, AO DAR SEGUIMENTO
NO APRENDIZADO REALIZADO NA ACADEMIA CORDÃO DE OURO EM SÃO PAULO ASSUMINDO SUA
CONDIÇÃO DE MESTRE E SUA VONTADE DE CONTRIBUIR COM O CRESCIMENTO DA CAPOEIRA EM
GOIAS. COM O AVANÇO DA PRÁTICA E DA
PESQUIZA, ESPECIFICAMENTE DO UNIVERSO DA CAPOEIRA ANGOLA FOMOS DESENVOLVENDO
UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA, HISTÓRICA E POLÍTICA NÃO SÓ DA CAPOEIRA EM GERAL COMO
DA HISTÓRIA DO BRASIL E A IMPORTÂNCIA QUE O POVO NEGRO E SUA CULTURA TIVERAM EM
SUA FORMAÇÃO.
ASSIM SENDO,
REDIMENSIONAMOS NOSSO TRABALHO NUM PROJETO DE TRANSFORMAÇÃO E RESISTÊNCIA, DE
FORMA A CHAMAR A ATENÇÃO DA SOCIEDADE PARA AS RAÍZES AFRICANAS DA CAPOEIRA
ANGOLA VALORIZANDO-A COMO ELEMENTO CONSTRUTIVO DA CULTURA BRASILEIRA.
EFETIVANDO A MILITÂNCIA
ATRAVÉS DO COMPROMISSO COM A CAPOEIRA ANGOLA O GRUPO BARRAVENTO VEM, AO LONGO
DOS ANOS, BUSCANDO SEU CAMINHO NUM TRABALHO INDEPENDENTE, PROMOVENDO AÇÕES,
PROJETOS SÓCIO/EDUATIVOS E PARCERIAS COM ENTIDADES QUE TRABALHAM PRINCIPALMENTE
AS QUESTÕES DA INCLUSSÃO SOCIAL, DA CRIANÇA E ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RUA,
DA ESCOLA PÚBLICA, DE COMBATE AO RACISMO E PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL.
GINGAXÉ, OFICINA COMUNITÁRIA DE CAPOEIRA ANGOLA, GINGAÇÃO: GINGANDO PELA
CIDADANIA E A VIDA, OFICINA DE CAPOEIRA NA ESCOLA SÃO EXEMPLOS PRÁTICOS DOS
PROJETOS E PARCERIAS REALIZADOS PELO GRUPO.
ATUALMENTE, O GRUPO BUSCA
IMPLEMENTAR E PROMOVER OUTRAS
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE MATRIZ AFRICANA NO BRASIL E IRMÂS DA CAPOEIRA
ANGOLA; SAMBA DE RODA MACULELÊ,PERCUSSÃO DANÇA AFRO,CANTO E RÍTMOS AFRO
BRASILEIROS ALÉM DE FORTALECER SUA
ESCOLA DE FORMAÇAO DE CAPOEIRISTA ANGOLEIROS E OS PROJETOS E OFICINAS DE
CAPOEIRA ANGOLA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO.
MISSÃO
RESISTIR,
ESTUDAR, PRATICAR E PROMOVER A CAPOEIRA ANGOLA ATUANDO COMO CENTRO FORMADOR DE
CAPOEIRÍSTA ANGOLEIRO E DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES, PROJETOS SÓCIO/EDUCATIVOS E
COMUNITÁRIOS NO FOMENTO E VALORIZAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES DA CULTURA NEGRA NA
FORMAÇÃO HUMANA, EDUCACIONAL, ARTÍSTICA E CULTURAL DE ADULTOS, CRIANÇAS E
ADOLESCENTES.
TRECHOS DA MONOGRAFIA DE MESTRE GOYANO
DURVAL JOSÉ MARTINS
Capoeira
Angola sob a perspectiva da educação para a diversidade étnico/racial por meio
da educação física escolar.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 7
2. REFLEXÃO HISTÓRICA SOBRE A CAPOEIRA NO BRASIL 10
2.1 As raízes da Capoeira-
Abordagem histórico-crítico. 11
2.2 Os
desdobramentos histórico-culturais da capoeira no contexto da educação
física. 15
3 A CAPOEIRA ANGOLA COMO EDUCAÇÃO PARA A
DIVERSIDADE ÉTNICO/RACIAL NO CONTEXTO DA ESCOLA 19
3.1 Capoeira angola e a construção de uma didática afro brasileira 20
3.2 Conceitos de desenvolvimento motor aplicados na Educação Física
Escolar através movimentos da Capoeira Angola. 23
4 CAPOEIRA ANGOLA: FUNDAMENTOS APLICADOS A
EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO/RACIAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA 28
4.1 Mestre
Pastinha, o guardião da Capoeira Angola: Um símbolo de resistência dos saberes
da cultura da Capoeira da Angola.
31
4.2 As
características fundamentais da Capoeira Angola é o método de ensino usado por
mestre Pastinha. 36
4.3 O universo musical da
Capoeira Angola - Os aspectos do canto, do ritmo e instrumentos, e suas
finalidades didáticas no desenvolvimento do capoeirista. 38
4.3.1 Os
instrumentos percussivos da bateria da Capoeira Angola 39
4.3.2 O sentido
educativo e histórico das letras e poesia das ladainhas, chulas e corridos.
41
4.4 A
roda e o jogo da Capoeira: um ritual pedagógico a favor do corpo e da mente. 41
5 proposta de uma didática afro brasileira
a partir do vivido e experiênciado. 45
5.1
Vivenciando a Capoeira nas aulas de educação física. 47
5.2 Relatos de experiências da pesquisa de
campo 50
5.2.1 Descrição do Conteúdo Programático da proposta: Oficina Capoeira
Angola na Escola. 52
5.2.2 A estrutura de uma aula de
Capoeira Angola: método e processo.
56
6
CONCLUSÕES 61
REFERENCIAS 64
Resumo
Esse trabalho pretende Investigar
o desdobramento histórico-cultural da Capoeira Angola e a perspectiva de
construção de uma didática afro brasileira fundamentada nos elementos
educativos e histórico-culturais de matriz africana, presentes em seu universo,
e sua importância enquanto instrumento pedagógico de intervenção no âmbito de educação física escolar. Pretende também
analisar, tendo como princípios norteadores, os estudos das relações
étnico/raciais no Brasil e seus reflexos na trajetória Capoeira/ educação
física, revelando os impactos do racismo e suas influências no processo ensino
aprendizagem. Discute sua relevância como herdeira de uma tradição da cultura
corporal negra e sua aplicação como ferramenta que possibilita uma atuação
significativa e objetiva da Educação Física no desenvolvimento cognitivo e
motor, priorizando um procedimento de educação para a diversidade, que enfatize
a aquisição da auto-estima, autonomia e construção da identidade por parte dos
alunos pelo viés da motricidade.
Palavra chaves. Capoeira angola; psicomotricidade; didática;
aprendizagem; educação física escolar; cultura afro- brasileira.
ABSTRAT
This paper aims to investigate the unfolding
cultural-historical perspective of Capoeira Angola and construction of a
teaching grounded in elements African Brazilian educational and cultural of
African-present in his universe, and its importance as a teaching tool for
intervention in education physical. It also seeks to analyze, with the guiding
principles, studies of ethno/racial in Brazil and its effects on the
trajectory Capoeira/physical education, revealing the impact of racism and its
influence in the learning process. Discusses their relevance as heir to a
tradition of black culture body and its application in cognitive and motor
development, a procedure for prioritizing education for diversity, which
emphasizes the acquisition of self esteem, autonomy and identity construction
by student from the perspective of motor skills.
Keywords: Capoeira Angola; psychomotor;
teaching; learning; physical education; culture afro Brazilian
1 INTRODUÇÃO
As culturas corporais
de matriz africana deixaram um legado motriz que está presente nas
manifestações culturais de resistência negra no Brasil, entre elas, a Capoeira
Angola. Tendo embutida em si toda a gestualidade e movimentos dessa herança
cultural, pode ensinar muito sobre o individuo e sua forma de se relacionar com
o próprio corpo na construção da cultura brasileira com fundamentos de origem
africana, ao mesmo tempo em que, influência o desenvolvimento da motricidade
humana, da criança o adolescente em geral, e do afro descendente em particular,
por fazer parte de sua origem existencial.
Neste
trabalho buscamos discutir a Capoeira Angola como ferramenta educativa na
construção das possibilidades do processo ensino aprendizagem, por meio da área
da educação física escolar, voltados para uma educação para a diversidade e
promoção da identidade cultural e étnico-racial do brasileiro uma vez que os
estudos das relações étnico/racial apontam para uma sociedade que ainda sofre
com os resultados nefastos do racismo, herança de nosso passado colonial que o
criou para justificar a escravidão dos africanos.
Alem
disso, existe uma dívida e um atraso enorme do mundo acadêmico em estudar e
reconhecer a contribuição dos saberes africanos e Afro brasileiros na
construção e produção do conhecimento cientifica e de um modelo de educação
genuinamente brasileiro.
Desta
forma, essas justificativas nos trás o principal problema deste trabalho de
monografia que está centrado na seguinte questão: Como e Educação Física pode
intervir por meio do elemento da cultura corporal luta: a Capoeira com seus
elementos da cultura corporal de matriz africana aplicados no reconhecimento da
educação para a diversidade étnico/racial na escola na promoção da auto-estima,
da aprendizagem motora e cognitiva do aluno afro descendentes, em particular, e
educando em geral, vez que é cultura universal?
Partindo dessa compreensão a Capoeira Angola,
foi analisada sob a luz de teorias da educação, fundamentada numa abordagem
sócio-cultural, como ferramenta educativa na construção do processo ensino
aprendizagem, visando o desenvolvimento cognitivo, intelectual, artístico e das
habilidades motoras do educando por meio da área da Educação Física Escolar
tendo com tema: A Capoeira na escola sob a perspectiva da educação
étnico-racial por meio da Educação Física Escolar, o que nos possibilitou traçar
o objetivo geral de nosso estudo: investigar e refletir sobre as possibilidades
educativas da Capoeira Angola, contextualizada na história e cultura
brasileira, e sua aplicação nas aulas de Educação Física escolar, fundamentada
nos elementos educativos, motriz, históricos e culturais de matriz africana,
bem como, os objetivos específicos: Identificar os elementos pedagógicos afros
brasileiros do processo ensino/aprendizagem da arte da Capoeira e suas
possibilidades didáticas no contexto da Educação Física Escolar, analisar os
desdobramentos histórico-culturais da arte da Capoeira e a perspectiva de uma
didática étnico-racial no desenvolvimento cognitivo e motor, demonstrar a
Capoeira Angola como meio de educação no ensino formal e informal, divulgar a
Capoeira como cultura de resistência negra no Brasil por meio da educação.
O uso do termo afro brasileiro para os
elementos educativos e a metodologia baseada na arte da Capoeira, bem como o
termo Capoeira/Educação, de acordo com Costa,
[...] ainda permanece deficiente de subsídios que a
justifique viável ao governo e estado brasileiro. O interesse de grupos por
este aspecto existe, cresce mas ainda é pequeno diante da Capoeira/desporto
sendo este segundo montado em referencias de competição generalizada”(COSTA,
1995 p.14)
É preciso esclarecer ainda ouso dos termos:
Capoeira e Capoeira Angola. O primeiro se refere à Capoeira de forma geral, em
seus vários estilos, o segundo é relativo à resistência e conhecimento das
tradições das raízes africanas ainda preservadas em seu interior e que nos
remete ao trabalho de mestre Pastinha e os velhos mestres, guardiões da arte capoeirística
tradicional.
A
Educação Física, ao ter a Capoeira com ferramenta educacional, necessita reconhecê-la,
lançando um novo olhar sobre os elementos de matriz africana presentes em sua
história, corpo e movimento de forma a dar visibilidade e percepção para a
importância de uma didática afro brasileira em sua atuação na escola. Trazendo
a luz, os conceitos e elementos filosóficos e corporais formadores da sua
africanidade e que, presentes em sua história, movimentos, cantos e ritmos pode
contribuir com a construção de uma educação física comprometida com a educação
para a diversidade, valorizando a pluralidade cultural e intelectual na
construção da identidade dos afros descendentes, nas escolas brasileiras, valorizando
a motricidade, história, e suas origens culturais nesse encontro, como um meio
de educar.
A partir desses
pressupostos, esse estudo terá como metodologia á analise de textos, á pesquisa
bibliográfica, qualitativa e de campo, das observações e do vivido e
experiênciado capoeirísticamente em projetos sócio/culturais, esportivos,
educacionais e oficinas de Capoeira na escola com a finalidade de investigar e
refletir sobre as possibilidades de uma didática afro brasileira fundamentada
nos elementos educativos, motriz, histórico e culturais de matriz africana,
presentes na arte da Capoeira, e a perspectiva de uma didática étnico/racial no
processo ensino /aprendizagem e desenvolvimento motor e cognitivo, trazendo a
luz, subsídios teóricos e práticos que possibilite visualizar os desdobramentos
dessa arte no contexto da Educação, no ensino formal e informal, em especial ao
universo da educação física escolar.
Assim
na introdução destacamos a justificativa, o problema central, o objetivo geral
e específico, os pontos de partida de nosso trabalho. No capitulo 2 procuramos realizar uma síntese dos fatos
histórico por meio da revisão de literatura com ênfase numa analise crítica
sobre a origem da Capoeira e sua trajetória junto a educação física brasileira..No
capitulo 3 procuramos contextualizá-la com ferramenta didática no ambiente
escolar. No capitulo 4 nosso esforço foi no sentido de dar visibilidade para
seus fundamentos e métodos de ensino
aprendizagem de forma a trazer subsídios para uma construção teórica e pratica
de seus elementos como didática e sua
aplicação em sala de aula. Finalizando, relatamos o trabalho de campo nas
oficinas de capoeira na escola, seus resultados e analise do relato da
experiência.
A
filosofia que norteia este trabalho de pesquisa tem como propósito desenvolver
um olhar amplo sobre a Capoeira Angola, na construção pedagógica de seus
fundamentos estruturantes enquanto cultura de matriz africana, procurando dar
visibilidade aos elementos pedagógicos afro brasileiro implementado em sua
dinâmica de ensino/aprendizagem, apontando soluções para construção de
possibilidades educativas na promoção da identidade étnico/racial dos
brasileiros.
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