quarta-feira, 23 de julho de 2014

BATUCAGÊ NA SERRINHA



Mais uma vez o Batucagê foi sucesso, com muita gente bonita, muita alegria, axé, capoeira angola, afoxé. Agradecimentos especiais aos grupos Meninos de Angola (Goiás) comando pelo Mestre Chuluca, Meninos de Angola (Firenze), sob o comando do Vitim, Só Angola (Mestre Vermelho), Calunga (Mestre Guaraná), FICA-GO, Mestre Luizinho (Afoxé Omó Odé). Aos amigos, amigas, companheiros, todos que prestigiaram o nosso Batucagê na Serrinha!































segunda-feira, 21 de julho de 2014

HISTÓRICO DO MESTRE GOYANO



Durval José Martins, “Mestre Goyano”,nasceu em Niquelândia-Go,cidade do norte goiano, a 06 de janeiro de 1961,chegou em Goiânia no inicio de 1970 onde reside até a atualidade tendo suas atividades profissionais direcionadas para a educação, resgate e promoção cultura afro descendente.No início dos anos 80 mudou-se para São Paulo para treinar e se aperfeiçoar tornando se discípulo de Reinaldo Ramos Suassuna, “o Mestre Suassuna”. Em 1986, já formado em Capoeira, retorna a Goiânia e funda o grupo de Capoeira Barravento dando aulas em academias da capital.Em 1995,inicia sua vocação para o trabalho sócio educativo e comunitário  realizando uma parceria com a associação pró melhoramento do setor universitário e a escola de samba flora do vale oferecendo aulas de Capoeira para um grupo de crianças moradoras da comunidade do setor vila Morais e Universitário.Nesta mesma época, filia-se ao Movimento Negro unificado iniciando sua militância na luta pelos direitos da negritude.Neste espaço realizou diversos eventos relacionados com  a cultura negra como encontro de Capoeiristas palestras e oficinas sobre as questões raciais.Daí em diante dedicou-se cada vez mais ao estudo das tradições das culturas de matriz africana no Brasil.
                Neste período, torna-se Alabê de Yemanja (músico tocador de Atabaque) no Ilê Axé Iba ibomim, iniciando também sua trajetória de educador trabalhando como educador social junto aos meninos/meninas em situação de rua atendidos pela Sociedade Cidadão 2000 da prefeitura de Goiânia.
                  Em 2005 leva as atividades do Grupo Barravento para o setor Serrinha e Parque Amazônia, comunidade que ajudou fundar e onde reside sua família, iniciando uma nova etapa de trabalho. Numa parceria com a associação de moradores ocupou uma das salas do NAC- Núcleo De Apoio a Comunidade. Neste espaço continuou com sua escola de formação de capoeiristas angoleiros, criou o grupo de Samba de Roda da Serrinha e o evento Batucagê na Serrinha, encontro que reúne os vários atores culturais: capoeiristas, dançarinos, percussionistas, simpatizantes e ativistas do movimento negro.
                    Como arte educador e mestre de Capoeira Angola participou de diversos projetos sociais: Projeto Finsociarte(Fundação Jaime Câmara),Arte, circo e cidadania(Circo Laheto) Belcar arte(Belcar automóveis),oficina de Capoeira na escola(Secretaria Estadual de Educação-Go),Mais educação(MEC) além  de palestras e oficinas e apresentações em escolas, faculdades e espaços públicos e privados.
                      Formado em Educação Física pela Falbe-Faculdade Albert Ainsten-Df, atualmente é professor contratado responsável pelas aulas de educação física e coordenador das Oficinas de Arte e cultura do Colégio Estadual Profª Vandy de Castro Caneiro.

HISTÓRICO DO GRUPO BARRAVENTO



GRUPO DE CAPOEIRA ANGOLA BARRAVENTO
BREVE HISTÓRICO
                    O GRUPO É UMA ENTIDADE CIVIL DE CARÁTER CULTURAL, SEM FINS LUCRATIVOS, TENDO INICIADO SUAS ATIVIDADES EM 16 DE MARÇO DE 1986 PELO MESTRE GOYANO E ALGUNS ALUNOS EM UM ANTIGO SALÃO, ONDE FUNCIONAVA A BOATE CAVERNAS, PRÓXIMA A PRAÇA DO RATINHO NO SETOR SUL.  TORNOU-SE OFICIAL EM 17 DE JANEIRO DE 1988 EM ASSEMBLÉIA GERAL REALIZADA POR ALUNOS, SIMPATIZANTE E UM MESTRE DE CAPOEIRA COM O OBJETIVO DO ENSINO, PRÁTICA, PESQUISA, RESGATE, PROMOÇÃO E PRESERVAÇÃO DA CAPOEIRA E É ABERTO A TODAS AS PESSOAS CREDOS E RAÇAS.
                    SURGIU PELA NESCESSIDADE E O SONHO DO MESTRE GOYANO, RECEM FORMADO PELO MESTRE SUASSUNA, AO DAR SEGUIMENTO NO APRENDIZADO REALIZADO NA ACADEMIA CORDÃO DE OURO EM SÃO PAULO ASSUMINDO SUA CONDIÇÃO DE MESTRE E SUA VONTADE DE CONTRIBUIR COM O CRESCIMENTO DA CAPOEIRA EM GOIAS.  COM O AVANÇO DA PRÁTICA E DA PESQUIZA, ESPECIFICAMENTE DO UNIVERSO DA CAPOEIRA ANGOLA FOMOS DESENVOLVENDO UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA, HISTÓRICA E POLÍTICA NÃO SÓ DA CAPOEIRA EM GERAL COMO DA HISTÓRIA DO BRASIL E A IMPORTÂNCIA QUE O POVO NEGRO E SUA CULTURA TIVERAM EM SUA FORMAÇÃO.
                       ASSIM SENDO, REDIMENSIONAMOS NOSSO TRABALHO NUM PROJETO DE TRANSFORMAÇÃO E RESISTÊNCIA, DE FORMA A CHAMAR A ATENÇÃO DA SOCIEDADE PARA AS RAÍZES AFRICANAS DA CAPOEIRA ANGOLA VALORIZANDO-A COMO ELEMENTO CONSTRUTIVO DA CULTURA BRASILEIRA.
                       EFETIVANDO A MILITÂNCIA ATRAVÉS DO COMPROMISSO COM A CAPOEIRA ANGOLA O GRUPO BARRAVENTO VEM, AO LONGO DOS ANOS, BUSCANDO SEU CAMINHO NUM TRABALHO INDEPENDENTE, PROMOVENDO AÇÕES, PROJETOS SÓCIO/EDUATIVOS E PARCERIAS COM ENTIDADES QUE TRABALHAM PRINCIPALMENTE AS QUESTÕES DA INCLUSSÃO SOCIAL, DA CRIANÇA E ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RUA, DA ESCOLA PÚBLICA, DE COMBATE AO RACISMO E PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. GINGAXÉ, OFICINA COMUNITÁRIA DE CAPOEIRA ANGOLA, GINGAÇÃO: GINGANDO PELA CIDADANIA E A VIDA, OFICINA DE CAPOEIRA NA ESCOLA SÃO EXEMPLOS PRÁTICOS DOS PROJETOS E PARCERIAS REALIZADOS PELO GRUPO.
                            ATUALMENTE, O GRUPO BUSCA IMPLEMENTAR  E PROMOVER OUTRAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE MATRIZ AFRICANA NO BRASIL E IRMÂS DA CAPOEIRA ANGOLA; SAMBA DE RODA MACULELÊ,PERCUSSÃO DANÇA AFRO,CANTO E RÍTMOS AFRO BRASILEIROS ALÉM DE  FORTALECER SUA ESCOLA DE FORMAÇAO DE CAPOEIRISTA ANGOLEIROS E OS PROJETOS E OFICINAS DE CAPOEIRA ANGOLA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO.
MISSÃO

RESISTIR, ESTUDAR, PRATICAR E PROMOVER A CAPOEIRA ANGOLA ATUANDO COMO CENTRO FORMADOR DE CAPOEIRÍSTA ANGOLEIRO E DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES, PROJETOS SÓCIO/EDUCATIVOS E COMUNITÁRIOS NO FOMENTO E VALORIZAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES DA CULTURA NEGRA NA FORMAÇÃO HUMANA, EDUCACIONAL, ARTÍSTICA E CULTURAL DE ADULTOS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

TRECHOS DA MONOGRAFIA DE MESTRE GOYANO



DURVAL JOSÉ MARTINS



Capoeira Angola sob a perspectiva da educação para a diversidade étnico/racial por meio da educação física escolar.

SUMÁRIO
1  INTRODUÇÃO       7
2. REFLEXÃO HISTÓRICA SOBRE A CAPOEIRA NO BRASIL     10
2.1 As raízes da Capoeira- Abordagem histórico-crítico.      11
2.2 Os desdobramentos histórico-culturais da capoeira no contexto  da educação    física.    15      
3 A CAPOEIRA ANGOLA COMO EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO/RACIAL NO CONTEXTO DA ESCOLA       19
3.1 Capoeira angola e a construção de uma didática afro brasileira         20 
3.2 Conceitos de desenvolvimento motor aplicados na Educação Física Escolar através movimentos da Capoeira Angola.              23
4 CAPOEIRA ANGOLA: FUNDAMENTOS APLICADOS A EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO/RACIAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA     28
4.1 Mestre Pastinha, o guardião da Capoeira Angola: Um símbolo de resistência dos saberes da cultura da Capoeira da Angola.          31
4.2 As características fundamentais da Capoeira Angola é o método de ensino usado por mestre Pastinha.           36
4.3 O universo musical da Capoeira Angola - Os aspectos do canto, do ritmo e instrumentos, e suas finalidades didáticas no desenvolvimento do capoeirista.     38
4.3.1 Os instrumentos percussivos da bateria da Capoeira Angola               39
4.3.2 O sentido educativo e histórico das letras e poesia das ladainhas, chulas e  corridos.       41
4.4 A roda e o jogo da Capoeira: um ritual pedagógico a favor do corpo e da mente. 41
5 proposta de uma didática afro brasileira a partir do vivido e  experiênciado.  45
5.1 Vivenciando a Capoeira nas aulas de educação física.                   47
5.2 Relatos de experiências da pesquisa de campo             50     
5.2.1 Descrição do Conteúdo Programático da proposta: Oficina Capoeira Angola na Escola.        52
5.2.2 A estrutura de uma aula de Capoeira Angola: método e processo.            56
6 CONCLUSÕES         61
REFERENCIAS           64



Resumo

Esse trabalho pretende Investigar o desdobramento histórico-cultural da Capoeira Angola e a perspectiva de construção de uma didática afro brasileira fundamentada nos elementos educativos e histórico-culturais de matriz africana, presentes em seu universo, e sua importância enquanto instrumento pedagógico de intervenção no âmbito  de educação física escolar. Pretende também analisar, tendo como princípios norteadores, os estudos das relações étnico/raciais no Brasil e seus reflexos na trajetória Capoeira/ educação física, revelando os impactos do racismo e suas influências no processo ensino aprendizagem. Discute sua relevância como herdeira de uma tradição da cultura corporal negra e sua aplicação como ferramenta que possibilita uma atuação significativa e objetiva da Educação Física no desenvolvimento cognitivo e motor, priorizando um procedimento de educação para a diversidade, que enfatize a aquisição da auto-estima, autonomia e construção da identidade por parte dos alunos pelo viés da motricidade.

Palavra chaves. Capoeira angola; psicomotricidade; didática; aprendizagem; educação física escolar; cultura afro- brasileira.



                                                             ABSTRAT



This paper aims to investigate the unfolding cultural-historical perspective of Capoeira Angola and construction of a teaching grounded in elements African Brazilian educational and cultural of African-present in his universe, and its importance as a teaching tool for intervention in education physical. It also seeks to analyze, with the guiding principles, studies of ethno/racial in Brazil and its effects on the trajectory Capoeira/physical education, revealing the impact of racism and its influence in the learning process. Discusses their relevance as heir to a tradition of black culture body and its application in cognitive and motor development, a procedure for prioritizing education for diversity, which emphasizes the acquisition of self esteem, autonomy and identity construction by student from the perspective of motor skills.
Keywords: Capoeira Angola; psychomotor; teaching; learning; physical education; culture afro Brazilian












1  INTRODUÇÃO

                         As culturas corporais de matriz africana deixaram um legado motriz que está presente nas manifestações culturais de resistência negra no Brasil, entre elas, a Capoeira Angola. Tendo embutida em si toda a gestualidade e movimentos dessa herança cultural, pode ensinar muito sobre o individuo e sua forma de se relacionar com o próprio corpo na construção da cultura brasileira com fundamentos de origem africana, ao mesmo tempo em que, influência o desenvolvimento da motricidade humana, da criança o adolescente em geral, e do afro descendente em particular, por fazer parte de sua origem existencial.
                             Neste trabalho buscamos discutir a Capoeira Angola como ferramenta educativa na construção das possibilidades do processo ensino aprendizagem, por meio da área da educação física escolar, voltados para uma educação para a diversidade e promoção da identidade cultural e étnico-racial do brasileiro uma vez que os estudos das relações étnico/racial apontam para uma sociedade que ainda sofre com os resultados nefastos do racismo, herança de nosso passado colonial que o criou para justificar a escravidão dos africanos.                          
                             Alem disso, existe uma dívida e um atraso enorme do mundo acadêmico em estudar e reconhecer a contribuição dos saberes africanos e Afro brasileiros na construção e produção do conhecimento cientifica e de um modelo de educação genuinamente brasileiro.
                            Desta forma, essas justificativas nos trás o principal problema deste trabalho de monografia que está centrado na seguinte questão: Como e Educação Física pode intervir por meio do elemento da cultura corporal luta: a Capoeira com seus elementos da cultura corporal de matriz africana aplicados no reconhecimento da educação para a diversidade étnico/racial na escola na promoção da auto-estima, da aprendizagem motora e cognitiva do aluno afro descendentes, em particular, e educando em geral, vez que é cultura universal?
                            Partindo dessa compreensão a Capoeira Angola, foi analisada sob a luz de teorias da educação, fundamentada numa abordagem sócio-cultural, como ferramenta educativa na construção do processo ensino aprendizagem, visando o desenvolvimento cognitivo, intelectual, artístico e das habilidades motoras do educando por meio da área da Educação Física Escolar tendo com tema: A Capoeira na escola sob a perspectiva da educação étnico-racial por meio da Educação Física Escolar, o que nos possibilitou traçar o objetivo geral de nosso estudo: investigar e refletir sobre as possibilidades educativas da Capoeira Angola, contextualizada na história e cultura brasileira, e sua aplicação nas aulas de Educação Física escolar, fundamentada nos elementos educativos, motriz, históricos e culturais de matriz africana, bem como, os objetivos específicos: Identificar os elementos pedagógicos afros brasileiros do processo ensino/aprendizagem da arte da Capoeira e suas possibilidades didáticas no contexto da Educação Física Escolar, analisar os desdobramentos histórico-culturais da arte da Capoeira e a perspectiva de uma didática étnico-racial no desenvolvimento cognitivo e motor, demonstrar a Capoeira Angola como meio de educação no ensino formal e informal, divulgar a Capoeira como cultura de resistência negra no Brasil por meio da educação.
                           O uso do termo afro brasileiro para os elementos educativos e a metodologia baseada na arte da Capoeira, bem como o termo Capoeira/Educação, de acordo com Costa,
[...] ainda permanece deficiente de subsídios que a justifique viável ao governo e estado brasileiro. O interesse de grupos por este aspecto existe, cresce mas ainda é pequeno diante da Capoeira/desporto sendo este segundo montado em referencias de competição generalizada”(COSTA, 1995 p.14)


                                    É preciso esclarecer ainda ouso dos termos: Capoeira e Capoeira Angola. O primeiro se refere à Capoeira de forma geral, em seus vários estilos, o segundo é relativo à resistência e conhecimento das tradições das raízes africanas ainda preservadas em seu interior e que nos remete ao trabalho de mestre Pastinha e os velhos mestres, guardiões da arte capoeirística tradicional.    
                            A Educação Física, ao ter a Capoeira com ferramenta educacional, necessita reconhecê-la, lançando um novo olhar sobre os elementos de matriz africana presentes em sua história, corpo e movimento de forma a dar visibilidade e percepção para a importância de uma didática afro brasileira em sua atuação na escola. Trazendo a luz, os conceitos e elementos filosóficos e corporais formadores da sua africanidade e que, presentes em sua história, movimentos, cantos e ritmos pode contribuir com a construção de uma educação física comprometida com a educação para a diversidade, valorizando a pluralidade cultural e intelectual na construção da identidade dos afros descendentes, nas escolas brasileiras, valorizando a motricidade, história, e suas origens culturais nesse encontro, como um meio de educar.                         
                            A partir desses pressupostos, esse estudo terá como metodologia á analise de textos, á pesquisa bibliográfica, qualitativa e de campo, das observações e do vivido e experiênciado capoeirísticamente em projetos sócio/culturais, esportivos, educacionais e oficinas de Capoeira na escola com a finalidade de investigar e refletir sobre as possibilidades de uma didática afro brasileira fundamentada nos elementos educativos, motriz, histórico e culturais de matriz africana, presentes na arte da Capoeira, e a perspectiva de uma didática étnico/racial no processo ensino /aprendizagem e desenvolvimento motor e cognitivo, trazendo a luz, subsídios teóricos e práticos que possibilite visualizar os desdobramentos dessa arte no contexto da Educação, no ensino formal e informal, em especial ao universo da educação física escolar. 
                            Assim na introdução destacamos a justificativa, o problema central, o objetivo geral e específico, os pontos de partida de nosso trabalho. No capitulo 2  procuramos realizar uma síntese dos fatos histórico por meio da revisão de literatura com ênfase numa analise crítica sobre a origem da Capoeira e sua trajetória junto a educação física brasileira..No capitulo 3 procuramos contextualizá-la com ferramenta didática no ambiente escolar. No capitulo 4 nosso esforço foi no sentido de dar visibilidade para seus fundamentos  e métodos de ensino aprendizagem de forma a trazer subsídios para uma construção teórica e pratica de seus elementos como didática  e sua aplicação em sala de aula. Finalizando, relatamos o trabalho de campo nas oficinas de capoeira na escola, seus resultados e analise do relato da experiência.                             
                           A filosofia que norteia este trabalho de pesquisa tem como propósito desenvolver um olhar amplo sobre a Capoeira Angola, na construção pedagógica de seus fundamentos estruturantes enquanto cultura de matriz africana, procurando dar visibilidade aos elementos pedagógicos afro brasileiro implementado em sua dinâmica de ensino/aprendizagem, apontando soluções para construção de possibilidades educativas na promoção da identidade étnico/racial dos brasileiros.